top of page

História

Criado a partir da lei de seu desmembramento da Vila Bom Jesus, o Bairro Jardim do Salso foi instituído enquanto tal pela lei de n° 6594 de 31 de janeiro de 1990. A Vila Bom Jesus, origem do bairro, foi loteada por preços mais baixos em fins da década de 1920, tendo em vista a grande distância da zona central, mas sua ocupação efetiva começou a acontecer em meados da década de 1960, quando parte da população passou a fazer parte ao que hoje é o Bairro Jardim do Salso. Atualmente, possui como limites de bairro o Jardim Botânico, Partenon, Petrópolis, Vila Bom Jesus e Jardim Carvalho.

A troca de denominação de “Vila” para “Jardim” aconteceu especialmente na medida em que essas áreas, mesmo distantes do Centro, se desenvolviam, fazendo com

51

que perdessem aquele caráter da precariedade que a cercaram durante muitos anos. O Jardim do Salso é um exemplo destas modificações.

Pontos de Referência

  • O bairro possui um supermercado, cerca de oito mercados/mini-mercados, duas locadoras de vídeo/dvd, um posto de gasolina, um colégio estadual de primeiro e segundo graus, duas padarias, duas farmácias e três restaurantes.

Atualmente

Informações Gerais

Foi criado pela Lei 6594 de 31 de janeiro de 1990.

- Área Total: 93 hectares

- População Total: 5,143 hab (2 000)
2,395 homens
2,748 mulheres

- Rendimento médio mensal: 11,44 salários mínimos

O bairro caracteriza-se por ter se desenvolvido a partir de grandes vias, como Cristiano Fischer e Ipiranga. O projeto de construção desta corresponde à administração de Loureiro da Silva, que retomou o Plano de Melhoramentos da cidade de 1914 que, entre outros, previa a retificação do Arroio Dilúvio.

Mais recentemente, uma outra grande obra viária, a Terceira Perimetral, que já teve a primeira parte de suas obras concluídas, mobilizou sensivelmente a região. Nestas grandes avenidas, podemos perceber um considerável contraste em relação ao nível do comércio do bairro, pois passaram a oferecer alternativas àqueles estabelecimentos até então ali existentes. Atualmente, o Jardim do Salso é muito procurado por alunos do interior, principalmente pelos que estudam ou estudarão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Imóveis

De acordo com o gráfico abaixo podemos analisar que o valor médio do metro quadrado é de R$ R$ 6.138.

Limites

Avenida Ipiranga, da esquina com a Rua Professor Cristiano Fischer e nela até a Rua Palestina, seguindo-o até a Rua São Benedito; e, desta, até a Rua Professor Abílio Azambuja, percorrendo-a até a Rua Santa Isabel; e, por esta, até encontrar a avenida projetada de diretriz do Plano Diretor 2717, indo por esta até a Rua Aldo Menotti Sirângelo; por ela segue até a Rua A-N do Loteamento Jardim Guanabara, até a Rua A-P do mesmo loteamento; seguindo por ela e seu prolongamento até a rua projetada diretriz do Plano Diretor 2709; pela rua citada continua até encontrar a rua projetada, diretriz do plano Diretor 2705 e, por esta, continua até a Avenida Ipiranga, seguindo-a até a Rua Professor Cristiano Fischer.

Limita-se ao norte com o bairro Bom Jesus, a leste com o bairro Jardim Carvalho, ao noroeste com o bairro Petrópolis, a oeste com o bairro Jardim Botânico e ao sul com o bairro Partenon (ou Intercap).

Jardim do Salso

bottom of page